segunda-feira, 9 de maio de 2016

Cidades Fantasmas!


Você conhece alguma cidade fantasma?

Não, eu não falo daquelas cidades fantasmas que normalmente aparecem em filmes de velho oeste, com as portas do Saloon balançando e rangendo.

Tampouco de cenários apocalípticos de games como Resident Evil, de onde a qualquer momento pode surgir um monstro ou zumbi sanguinário.

Estou falando de cidades que por algum motivo
ou outro (bem menos fantásticos e bem mais econômicos e até climáticos), hoje são apenas uma sombra do que já foram um dia. Outras desapareceram mesmo.

Listei, abaixo 5 cidades que, por 5 motivos diferentes, tiveram sua história afetada para sempre.


1 - Pompéia, Itália - VULCÃO


Talvez a mais famosa das cidades que sumiram do mapa,
seja a italiana Pompéia, que foi destruída pelo vulcão vesúvio, em 79 d.c.
É impossível ficar impassivo diante das imagens dos habitantes que foram surpreendidos pela fúria do vulcão, muitos deles, quando estavam dormindo.


2 - Prypiat, Ucrânia - ACIDENTE NUCLEAR


Assim como outras cidades ucranias, Prypiat foi evacuada após o acidente nuclear em Chernobyl e nunca mais foi repovoada por conta da radiação nuclear que ainda hoje infesta a região.


3 - Detroit, EUA - CRISE ECONÔMICA



Detroit já foi uma das principais cidades do país mais rico do mundo. A crise de 2008 levou as empresas automobilísticas, principal pilar econômico da cidade, a fecharem fábricas, levando milhões de pessoas ao desemprego e ao exôdo para outras localidades.


4 - Jaguaribara, Ceará, Brasil - CRIAÇÃO DE REPRESA


Para combater a crise que assola a região semi-ária do nordeste do Brasil, foi criado o açude do Castanhão, um dos maiores do Brasil. A área inundada contemplava a cidade de Jaguaribara, no Ceará. A cidade foi deslocada para uma região próxima, onde foi fundada a cidade de Nova Jaguaribara.


5 - Cococi, Ceará, Brasil - SECA



No outro extremo, por conta da seca, apenas 7 moradores hoje resistem em Cococi, no sertão do Ceará. A localidade já foi cidade e hoje regrediu a distrito da vizinh Parambú. Vários ensaios fotográficos já foram feitos na região, mostrando a desolação do lugar. Os fotográficos geralmente relatam estando lá, experimentam uma mistura surpreendente e contraditória de sensações como medo e paz, ambos causados pelo silêncio ensurdecedor de Cococi.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...