segunda-feira, 13 de junho de 2016

Porque não gosto mais (tanto) de futebol.



Sempre fui um grande fã de futebol. Até os 12 anos eu torcia Flamengo, mas mudei de time em 1994. Sim, eu virei a casaca. 

Mas explico esta história em outro post.

Neste eu vou falar um pouco dos motivos pelos quais infelizmente eu me afastei um pouco do esporte que
me trouxe tantas emoções ao longo dos anos.


A baixa qualidade técnica dos jogos

A despeito de parecer um mimimi (aliás, há o risco de todo o post se tornar um mimimi), é inegável que a qualidade técnica dos jogos dos campeonatos brasileiros está sofrivelmente baixa.

É irritante a quantidade de vezes que o jogo para, seja por conta de jogadores cavando falta, seja por conta de um juíz que tem gosta de "amarrar" o jogo.

O fato é que hoje é um esforço conseguir assistir um jogo inteiro de futebol. Sem contas aqueles breves cochilos quando o time que está vencendo começa a "administrar" o resultado... 


A má gestão da Seleção Brasileira.

Fala sério. Quem não ficou arrasado com o 7x1 que a seleção sofreu da Alemanha, em plena Copa do Mundo em casa, em 2014? 

Ok, desastres acontecem. Vamos levantar a cabeça e ver onde podemos melhorar. Inúmeras reportagens de como a Alemanha se planejou nos últimos anos para ganhar a Copa foram feitas, repórteres foram ao velho continente para descobrir o segredo das categorias de base germânicas.

E quando todo mundo falava em renovação geral, técnica e administrativa, eis que a CBF anuncia Dunga como "novo" técnico da seleção.

Sim, aquele mesmo Dunga da seleção questionada de 2010, o mesmo técnico turrão sem modos que xingava jornalistas em plena coletiva.

O Brasil jogou ontem contra o Peru pela Copa América. Soube hoje pela manhã que perdeu e foi eliminado na primeira fase. Por que soube hoje? Porque ontem fui dormir, não assisti ao jogo. Não é nenhuma forma de protesto não. Simplesmente não deu vontade.

A estrutura dos estádios

Imagine que você queira ir ao estádio ver o time do seu coração jogar. Aí você lembra que tem escolher entre pegar um transporte coletivo de qualidade sofrível, com motoristas que parecem que estão levando uma carga de sacos de batatas ou... tirar o carro da garagem.

Escolhendo pela segunda opção, dependendo de onde você morar, o custo com combustível não será desprezível, você enfrentará um trajeto cheio de buracos, terá dificuldade para comprar os ingressos (que também são caros pro baixo nível do espetáculo), não terá segurança nenhuma no trajeto e nem no estacionamento (se houver). Depois, será tratado como gado na fila para entrar no estádio e se tiver sorte e o estádio for "padrão fifa", não vai ter que sentar no cimento mesmo.

A opção de ficar em casa vendo pela TV parece bem mais atraente, não?


Os horários dos jogos

Aqui não vou esticar muito. Só preciso que você lembre daquele último jogão do seu time, na quarta-feira, 21:45h.... o jogo vai acabar por volta de meia-noite, você vai levar no mínimo meia hora pra chegar em casa e se você não foi o último ganhador da mega sena, acredito que terá que acordar cedo no outro dia pra trabalhar.

Se pela TV já é difícil, imagine então ir ao estádio (revise as dificuldades do tópico anterior). Ano após ano, a média de público dos campeonatos nacionais e regionais despenca.


O futebol como espetáculo.
Fala sério, o que você sente quando escuta o hino da Champions League? Quando você vê as propagandas da Heineken sobre o torneio?


Aqui vou falar que sinto falta de algo que o futebol brasileiro nunca teve: a capacidade de tratar o futebol como um espetáculo, como uma forma de lazer. 

Dá a impressão que o brasileiro gosta tanto de futebol, que não precisa fazer nada além de colocar a bola e os jogadores em campo que os torcedores vão pagar (caro) para assistir qualquer pelada.

Será que não tem ninguém nesse país tropical que pense diferente, que tente fazer algo além para atrair mais público, mais patrocinadores, mais renda??


A corrupção no futebol.

Depois de tudo que aconteceu no escândalo da FIFA, você ainda consegue torcer da mesma forma pela seleção brasileira numa Copa do Mundo...? Você ainda vai comemorar se o Brasil for sede novamente do torneio mundial...? Admito que eu baixei (muito) a bola, com o perdão do trocadilho infame.


Conteúdo x Tempo

Até poucos anos atrás, o futebol era considerado o "ópio do povo". Talvez ainda seja um pouco. Mas acredito que isso se dava porque era praticamente a única forma de entretenimento para grande parte da população.

Com a chegada da internet, o acesso a conteúdos de qualidade a um baixo custo ficou tão fácil, que (eu pelo menos) penso duas vezes quando começo a assistir um jogo de futebol que vai durar 2 horas e não vai me acrescentar nada.

Na maioria das oportunidades, acabo desligando a TV por volta de 15 min de jogo e vou ler algum livro, assistir a um filme ou escutar música. Vale mais a pena.


E não é só isso.

Há vários outros motivos pelos quais tenho me afastado do futebol. A questão das torcidas organizadas merece um post inteiro. Mas pra esse texto não ficar muito longo, vou deixar para uma próxima.


E você? Gosta de futebol? 
Tem ido aos estádios? O que te incomoda ou te agrada na forma como este esporte é gerido no Brasil??? 

Comenta aqui embaixo e compartilhe o texto para seus amigos boleiros!
Não esquece também de inscrever seu email para receber as atualizações do blog!


2 comentários :

  1. Lendo atentamente o post do blogueiro, nota-se que seu desencanto é com o futebol tupiniquim - posto que ainda se empolga com os jogos dos clubes europeus.
    Trata-se então de investir melhor o tempo livre num lazer que dê mais prazer/satisfação enquanto uma partida de bom nível técnico não começa, o que significa usar o tempo de modo inteligente.
    Alguém vê uma luz no fim desse túnel ou iremos ver nosso maior patrimônio cultural definhar e morrer?

    ResponderExcluir
  2. Belo texto...parece simples não e? Esse texto poderia ser lido por dirigentes e levado em consideração vários pontos cruciais. Mas...perdi meu encanto década passada.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...