segunda-feira, 27 de junho de 2016

O Reino Unido saiu da União Européia. Como isso afeta o futebol?


    Imagem: Express

A última quinta-feira, 23 de junho, foi marcante para a população de Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte. O Reino Unido decidiu, através de referendo, deixar de fazer parte da União Européia.

Essa decisão terá inúmeros efeitos nas mais variadas áreas. Algumas estão no foco de discussões polêmicas e outras terão efeitos imediatos, como é o caso das políticas de imigração no primeiro caso e da economia no segundo.

Outro aspecto que será bastante afetado será o futebol inglês.

Futebol?

Sim, futebol.

De cara, logo após a divulgação do resultado do referendo, os times da Premier League (campeonato inglês) perderam um bocado de dinheiro com a maior queda da cotação da libra esterlina em 31 anos. 

Além disso, os clubes da Terra da Rainha terão que lidar também com um problema, digamos, de RH.

Agora misturou foi tudo! União Européia, Futebol e RH??

Bom, se RH é a sigla para Recursos Humanos, então podemos considerar os jogadores de futebol como valiosos e caros exemplares de Recursos Humanos.

Mas vamos voltar um pouco no tempo, mais exatamente para 1957, ano em que foi assinado o Tratado de Roma. Este acordo preceitua a livre circulação de trabalhadores entre os países participantes da União Européia. 

Resumindo: é cidadão europeu, não tem impedimento nenhum para trabalhar em qualquer um dos países do bloco.

Já com a saída do Reino Unido da União Européia, os jogadores europeus passarão a ser considerados estrangeiros e poderão ter dificuldades para conseguir liberação do visto de trabalho, além de outras burocracias que são impostas a atletas de fora do bloco.

E isso terá um grande impacto nos elencos do principais clubes.



Fonte: G1

A própria Federação Inglesa já vinha há alguns anos estudando medidas para diminuir gradualmente a proporção de jogadores estrangeiros na Premier League. A decisão pela saída da União Européia pode acelerar de maneira imprevisível este processo.

Só para ilustrar, vamos pegar o exemplo do Liverpool FC. 
O time conta em seu elenco com 9 jogadores de países da União Européia, mais 4 membros da comissão técnica.

* Antes do Brexit



Após o Brexit (decisão pela saída do Reino Unido da UE), o clube teria que estudar a situação destes profissionais e definir como ficaria o elenco após estas análises, o que com certeza vai afetar o planejamento para a próxima temporada.

* Depois do Brexit



Por outro lado, a população do Reino Unido já levantou mais de 3 milhões de assinaturas em um abaixo-assinado que pede a realização de um novo referendo sobre a decisão de sair ou permanecer na União Européia.

Vamos esperar e acompanhar os desdobramentos dos próximos capítulos desta novela que tem impacto em todo o mundo globalizado.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...